16 de fevereiro de 2011

CRUZ


Lucas 9:23
"Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."

Em que consiste a verdadeira idéia de tomar a cruz e negar-se a si mesmo?

Por que exige Cristo de nós este negar-se a si mesmo?

Você já renunciou a tudo para seguir as pegadas de Cristo?

Temos brincado de seguir a Cristo, nos esquecendo da parte de tomar a nossa cruz. Fazemos planos de transformar o mundo, mas muitas vezes seguimos o ritmo que o próprio mundo nos dita, perdendo o foco facilmente e permitindo que as coisas deste tempo inundem nossa mente, nossa casa e nosso coração. Deus espera por uma geração que tem prazer em renunciar o pecado.

NEGUE-SE A SI MESMO

Mas o que é negar a si mesmo?

Negar a si mesmo é ser desprovido de todo  sentimento parcial como a inveja, vaidade, ciúmes,  avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor. 

Negar a si mesmo é Ter a mesma humildade de Cristo,    andar  em santidade como “Ele” andou, guardando os seus mandamentos fazendo a vontade do Pai.

    Em Marcos 10.17 a 22 O mancebo rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, o Senhor lhe disse que deveria guardar os mandamentos, ele respondeu a Jesus que já fazia isso desde a sua mocidade. A palavra afirma que Cristo o amou  e disse-lhe: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-meMas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Aquele homem sentia o desejo de ver a glória de Deus e buscou a Jesus Cristo, o qual tendo-lhe ensinado o caminho que leva a salvação e a renúncia que o seu desejo exigia,  recusou-se em negar-se a si mesmo, em abandonar os bens desta vida, à esperança de um tesouro no céu, algo infinitamente maior do que toda a riqueza deste mundo.

      Porque negar-se a si mesmo  para seguir as pegadas de Jesus exige desapego, abdicação  dos prazeres da carne para viver uma vida espiritual sob a égide do Senhor.

        Lamentavelmente,  hoje, muitos estão no mesmo caminho daquele mancebo rico, procuram servir a Jesus com único interesse nas coisas deste mundo, querem viver na abundância dos prazeres da carne, em regalia esplêndida, mas não querem compromisso com Deus, não renunciam a si mesmo para servir o Senhor.

          TOME A SUA CRUZ

          Em Mateus 10.38 disse Jesus: Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim.

            Tomar a  sua cruz  é  assumir  o   compromisso   definitivo  com  o  Evangelho de Cristo. É  o  arrependimento, a conversão, o abandono  do pecado,  e o entregar-se à inteira dispensação do Senhor cumprindo os mandamentos de Cristo e fazendo  a vontade do Pai.

              Tomar a sua cruz é imitar o gesto do homem de Deus, o qual,  sob o completo domínio de Cristo, disse: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; (Gálatas 2.20).

                COMO SEGUIR A JESUS

                Seguir a Jesus é andar  no mesmo caminho que “Ele” andou em toda a sua boa maneira de viver. Andar  na humildade, na fé, na caridade, no amor ao próximo, na coragem de dar a sua vida pelo seu semelhante, na confiança que Deus era com “Ele” e não O abandonaria em nenhum momento da sua vida.

                Filipenses 2:5
                “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. 

                Seguir a Jesus, é ouvir a sua voz e conhecê-lo
                João 10. 14
                "Disse Jesus: Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido".

                Ao contrário do que imaginam aqueles que não conhecem à Deus, seguir a Jesus não é nenhum martírio, exige sim a renúncia das coisas mundanas, o que nos faz muito mais saudáveis e nos fortalece tanto  material como espiritualmente, antes é prazeroso e   gratificante servir ao Deus vivo verdadeiramente em espírito e em verdade.

                Negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Cristo: Estes são os princípios que verdadeiramente nos conduz a salvação, porque são mandamentos daquele  que, tão  somente “Ele”, tem poder para salvar, porque em nenhum outro há salvação.

                I Coríntios 1.18
                “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”


                0 comentários:

                Postar um comentário

                Comente aqui